ACD-3: Pensamento computacional e criatividade: Python e Pixel Art com imagiCharms

From Saturday, November 18, 2023 10:00 AM
to Saturday, November 18, 2023 1:00 PM

CFAERC

Invite-only in-person activity

f575@aevp.net

Portuguese

Venda do Pinheiro, Mafra, Lisboa, PRT

 Pensados como desafio STEAM, cruzando programação com artes, os ImagiCharms desafiam a aprender Python de forma criativa e divertida. Inscrições no plano de formação do CFAERC.

    Teachers
    Basic programming concepts Art and creativity Motivation and awareness raising Promoting diversity

Nearby upcoming activities:

BECode with CodeWeek
Sun, Oct 1, 2023 9:00 AM

Promover uma hora de programação/pensamento computacional por semana atá ao final do ano letivo com todas as turmas do 3º e 4º nivel do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva. As sessões serão dinamizadas na Biblioteca escolar ou na sala de aula em horário a articular com o Professor Titular de Turma.

Da programação à IA generativa: tecnologias de apoio à expressão criativa
Wed, Apr 17, 2024 8:30 PM

As tecnologias digitais permitem explorar diferentes dimensões dos saberes de várias disciplinas, através da criação de projetos criativos e integradores de diferentes tipos de conhecimento. Ao programar, ou dialogar com Inteligência Artificial Generativa, os alunos desenvolvem a sua fluência digital, competências específicas no domínio do pensamento computacional, aplicam de forma prática conteúdos específicos de outras disciplinas, descobrem novas formas de expressão pessoal e criativa. A rápida evolução das tecnologias digitais implica a necessidade da sua desmistificação, análise ao seu potencial pedagógico, e integração em projetos. Potenciar a fluência tecnológica dos alunos permite-lhes aprofundar as suas futuras capacidades de ação. Preparar alunos para os desafios do século XXI implica reforçar as suas competências técnicas, de flexibilidade perante novas situações, resiliência, criatividade e gestão de projeto. Para isso, podem ser usados desafios integradores que usem tecnologias digitais como base para exploração de saberes interdisciplinares. Pretende-se, nesta formação, dar aos formandos um panorama introdutório a diferentes ferramentas de criação digital, mostrando como as integrar em projetos que aliem saberes das diferentes disciplinas, domínio de TIC e expressão criativa. Os formandos serão desafiados descobrir o potencial de ambientes de programação visual, expressão plástica com modelação 3D e criação de imagens assistida por Inteligência Artificial.

Introdução à IA Generativa
Tue, May 14, 2024 7:00 PM

No âmbito da formação Inteligência Artificial e Ética: desafios e oportunidades, será dinamizada uma ACD dedicada à criatividade assistida por Inteligência Artificial, focada na geração de vídeo, imagem, som e 3D.