to Friday, July 22, 2022 12:30 PM
Agrupamento de Escolas Francisco Simões
Invite-only online activity
Portuguese
Rua Jorge Pereira, 2810, Laranjeiro, Almada, Setúbal, PRT
As sessões presenciais do nosso clube de programação e robótica irão recomeçar em janeiro e vão estender-se até julho de 2022.
O que fazemos?
Utilizamos plataformas online de programação por blocos, falamos sobre pixels, códigos, segurança na net e nos computadores em rede, aprendemos e ensinamos, fazemos reciclagem, construímos pequenos mecanismos tanto em papel como mecânicos, motor, botão e energia, utilizamos alguns circuitos elétricos com leds, montamos Kits de energia solar, Kits de peq. Robots programáveis, através de apps ou não. Alegres e divertidos vamos “conduzindo” os alunos pelo pensamento científico e computacional.
-
Primary school
-
Basic programming concepts
Unplugged activities
Playful coding activities
Art and creativity
Visual/Block programming
Motivation and awareness raising
-
Code
construções
montagens
Nearby upcoming activities:

À caça dos alimentos na pré
No seguimento do dia da alimentação as crianças trouxeram alimentos e fomos fazer uma atividade de robótica.

Lab Aberto Bootcamp 2022
Em Torres Vedras, em Julho e durante 4 dias vamos juntar pessoas de todo o mundo com o objetivo de discutir as competências individuais e coletivas necessárias para a Sociedade 5.0, na perspetiva dos laboratórios de fabricação digital (Fab Lab), dos profissionais, das empresas, da indústria, dos professores e das escolas.
Palestras
Neste encontro as palestras serão divididas em Inteligência Artificial, Fabricação digital e Fab Lab na Educação. Estarão presentes 13 oradores de 4 nacionalidades diferentes.
Fab Experience 2022
O Fab Experience é uma forma dos participantes experienciarem o formato do curso FAB ACADEMY mas num formato micro.
Este ano os temas serão o IoT (Internet of Things) com o Bruno Horta (Movimento MAKER Portugal) e o Cinema de Animação com recurso à técnica do Stop Motion utilizando o telemóvel, com o Francisco Lança (Arte Estúdio Imaginário).
OFICINAS COLABORATIVAS
Nas oficinas colaborativas, os participantes irão construir colaborativamente:
Uma Polargraph gigante, com o Ferdinand Meyer (FAB ACADEMY MENTOR), o Miguel Almeida (VivaLab) e o Ricardo Pereira (Hardware City);
Uma estátua em tamanho natural impressa em 3D e montada durante o evento com o Nuno (XYZLab);
REPAIR CAFÉ, repara o teu computador ou um pequeno eletrodoméstico com a nossa ajuda.
OFICINAS EDU
São oficinas focadas na educação, com caráter prático e metodologia indutiva com o objetivo de fornecer aos participantes caminhos de desenvolvimento de estratégias educativas e utilização de produtos em contexto real. As temáticas irão desenvolver-se em torno da Robótica, do 3D, de como implementar um Fab Lab numa escola, arte, manualidades, oficina de barro, prensas na escola, sensores biomédicos, ARDUINO, MICROBIT, Tinkering e muito mais.
OFICINAS FAB LAB
Esta oficinas têm um caráter mais técnico, mas ainda assim acessíveis a todos. Têm o objetivo de aprender a utilizar máquinas e a aplicar conceitos nas áreas dos Wearables, do IoT, da Computação Quântica, dos acabamentos em 3D e da Inteligência Artificial.
DEMONSTRAÇÕES
As demonstrações são muito variadas, vão desde a mostra de projetos, com a presença de 6 membros da comunidade MAKER Portugal até à apresentação de produtos por empresas nacionais.

Workshop Impressão 3D: Do Pensamento Computacional à Manufatura Aditiva
Entre os dias 14 a 16 de julho, Leiria acolhe o XXI Encontro das TIC na Educação. Como parte do programa de workshops, fomos desafiados a dinamizar uma sessão sobre impressão 3D. Na sessão Impressão 3D: Do Pensamento Computacional à Manufatura Aditiva, quer-se ir para além do deslumbre com a impressão 3D: olhar para esta tecnologia nas suas várias valências pedagógicas, compreender a importância do desenho e conceção, interligar os mecanismos mentais da criação com meios digitais e os conceitos de pensamento computacional, olhar para o telemóvel como um recurso criativo. E, claro, arregaçar as mangas, meter as mãos na massa e extrudir com controle numérico filamento termoplástico.