Oficinas de formação OC1C - AEVP

From Monday, May 6, 2019 5:00 PM
to Thursday, June 13, 2019 10:30 PM

CFAERC - Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Invite-only in-person activity

f575@aevp.net

Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro‎, Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés, Portugal

During the month of may, a team of 20 primary school teachers is participating in a in-person training course about using ICT in primary education. In five sessions, participants will learn how use unplugged computing activities, blocks base coding, virtual and tangible robotics, as well as digital creativity tools in primary educational settings. This course is part of the wider teacher training sessions promoted by the ministry of education. This course is enabled by Centro de Formação Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, Mafra, and Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.

    Employed adults Other (see description)
    Robotics Unplugged activities Playful coding activities Art and creativity Visual/Block programming

Nearby upcoming activities:

BECode with CodeWeek
Sun, Oct 1, 2023 9:00 AM

Promover uma hora de programação/pensamento computacional por semana atá ao final do ano letivo com todas as turmas do 3º e 4º nivel do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva. As sessões serão dinamizadas na Biblioteca escolar ou na sala de aula em horário a articular com o Professor Titular de Turma.

Insetos polinizadores
Sun, Oct 22, 2023 12:00 AM

Insetos polinizadores - desenvolvimento do pensamento computacional através da resolução de sequências, na construção de imagens de insetos polinizadores.

WS2D (12/07) - Introdução Crítica à IA Generativa
Fri, Jul 12, 2024 10:00 AM

A recente explosão de acessibilidade a ferramentas de geração de conteúdos utilizando Inteligência Artificial veio criar um novo desafio aos professores de todas as áreas: como a integrar, que novos potenciais e mais-valias traz ao processo educativo, que problemáticas lhe são subjacentes. O impacto destas tecnologias traz consigo alguns mitos, que condicionam as discussões sobre o seu potencial. Nesta sessão, propomos uma introdução crítica ao campo da IA Generativa, abordando a sua origem e desenvolvimento. Parte-se daqui para uma exploração prática de ferramentas de cocriação com IA Generativa nos campos da imagem, vídeo, som e 3D.

 

Requisitos:

Participantes portadores de computador, tablet ou telemóvel.

Outros aspetos:

Por entre o afã de discussões centradas no brilho fácil de ferramentas que parecem funcionar como pitonisas digitais, fica de fora sentido crítico, validade da ferramenta, reais capacidades, sentido cultural nos seus usos. Esta sessão abordará algumas vertentes da IA Generativa, enquadrando-as em questões de criatividade (entre a história de arte e os conceitos do que é ser, realmente, criativo).