to Friday, November 29, 2024 3:04 PM
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique - Porto
Open online activity
Portuguese
Largo Alexandre Sá Pinto, 4050-027, Porto, PRT
Desenvolvimento de pequenos projetos com recurso a placas Arduíno e diversos sensores e atuadores:
- Interruptor crepuscular;
- Visuaização de Temperatura e Humidade num LCD ;
- Deteção de obstáculos;
- Medidor de distância com sensor ultrassonico.
-
Primary school
-
Basic programming concepts
Mobile app development
Robotics
Hardware
Motivation and awareness raising
Nearby upcoming activities:
A brincar, a brincar... aprendo a programar
Com o objetivo de desmistificar a programação e de mostrar que qualquer pessoa pode aprender, de forma divertida, o básico, promovemos, na Biblioteca Escolar e/ou em sala de aula, em parceria com ela, a dinamização da "Hora do Código" a partir da data da EU Code Week e até ao dia 17 de dezembro.
Para além disso, desafiamos os alunos mais novos (12-13 anos) a coreografar a Dança da Semana Europeia da Programação e a mostar a sua performance no palco da Biblioteca Escolar.
A brincar, a brincar... aprendo a programar
Com o objetivo de desmistificar a programação e de mostrar que qualquer pessoa pode aprender o básico, de forma divertida, promovemos, na Biblioteca Escolar e/ ou em sala de aula, em parceria com ela, a dinamização da "Hora do Código" a partir da data da EU Code Week e até ao dia 17 de dezembro.
Para além disso, desafiamos os alunos mais novos (12-13 anos) a coriografar a Dança da Semana Europeia da Programação e a mostar a sua performance no palco da Biblioteca Escolar.
Tecnologias de IA para proteção de espécies
Tecnologias de IA para proteção de espécies
Objetivo: Os alunos exploram a IA e as tecnologias emergentes, para compreender como podem ser aplicadas aos desafios ambientais e contribuir para soluções inovadoras de proteção das aves (migratórias).
1. Introdução à IA e às tecnologias emergentes (1 semana)
Objetivo: Serão mostrados vídeos aos alunos e ser-lhes-á explicado como a IA e outras tecnologias emergentes (drones, imagens de satélite, etc.) podem ser aplicadas aos desafios ambientais.
Tarefa: Pedir aos alunos, organizados em grupos, que pesquisem sobre a aplicaçáo de tecnologias de IA para identificar e proteger espécies ameaçadas, evitar a desflorestação ou monitorizar a qualidade do ar e da água, por exemplo.
2. Foco ambiental: aves migratórias (1 semana)
Objetivo: Os alunos pesquisam sobre os desafios que as aves migratórias enfrentam devido à atividade humana, às alterações climáticas e à destruição do habitat.
Tarefa: Os grupos investigam, agora, ameaças às aves migratórias, tais como a caça ilegal, a perda de habitat ou acidentes causados por estruturas de origem humana, como linhas elétricas.
3. Soluções de IA para a conservação da coruja/do mocho (1 semana)
Objetivo: Os alunos fazem um brainstorming e apresentam uma forma criativa de utilizar a IA para ajudar a proteger particularmente as corujas/os mochos.
Tarefa: Em grupo, os alunos apresentam uma solução baseada em tecnologias de IA para proteger as corujas/os mochos (ex.: patrulhas com drones alimentados por IA que detetam caçadores furtivos, etc. ).
Reflexão e debate:
Após apresentação dos conhecimentos adquiridos, os alunos refletem sobre:
Como a IA pode ter um impacto positivo na conservação ambiental.
As considerações éticas da utilização da IA na natureza (ex: garantir que a IA não perturbe os habitats naturais).