Determine the perimeter and area of beds with different geometric shapes. Create hypotheses of beds with different geometric shapes to be built inside the schoolyard.

From Thursday, January 12, 2023 9:00 AM
to Thursday, January 19, 2023 12:00 AM

EB D. Carlos I

Other

Portuguese

Rua do Alecrim 8, 2710-348, Sintra, Lisboa, PRT

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM

·         Interdisciplinaridade entre matemática, ciência e utilizar elementos da horta escolar.

·         Inclusão de todos os alunos na atividade, utilizando o Peer-to-Peer Support Model.

·         Adquirir competências matemáticas envolvendo a horta escolar e utilizando o Excel ou Geogebra (offline), conforme as apetências dos elementos dos grupos.

·         Efetuar download do Scratch para trabalhar Offline (https://scratch.mit.edu/download), ver procedimentos de Scratch para elaborar uma horta escolar com recurso ao Scratch Jr. Esta atividade de continuação apenas será efetuada em aula posterior e não será objeto de planeamento neste momento. Aliar a parte tecnológica

 Resources: field notebook; pen; ruler; Excel; Geogebra.

 Nos primeiros momentos, dentro da sala de aula, serão efetuadas revisões dos conceitos de perímetro e área das principais figuras geométricas e sólidos geométricos e serão debatidos e clarificados com os alunos os conceitos de horta escolar que serão precisos para efetuar a atividade, nomeadamente o conceito de cama na horta escolar, podendo falar-se do que se pretende semear ou se pode semear nas camas da horta escolar.

Os alunos serão constituídos em grupos pelo professor que os conhece – pretendendo-se grupos heterógeneos em termos de conhecimentos de matemática - 3 ou 4 elementos por grupo.

Aplicarão o Peer-to-Peer Model, consistindo na interação entre os elementos do grupo e na ajuda dos elementos com mais conhecimentos em cada grupo, que ajudarão os alunos com mais dificuldade na execução das tarefas, orientado e supervisionado pelo(s) professor(es).

 Avaliar acções individuais e de colaboração para a sua eficácia, através de debate motivacional e de análise da atividade realizada. Caso possa haver acesso à internet, a avaliação será efetuada com recurso ao Google forms – questionário de avaliação da atividade.

    Primary school Unemployed adults Other (see description)
    Basic programming concepts Unplugged activities Playful coding activities Art and creativity Visual/Block programming Motivation and awareness raising

Nearby upcoming activities:

BECode with CodeWeek
Sun, Oct 1, 2023 9:00 AM

Promover uma hora de programação/pensamento computacional por semana atá ao final do ano letivo com todas as turmas do 3º e 4º nivel do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva. As sessões serão dinamizadas na Biblioteca escolar ou na sala de aula em horário a articular com o Professor Titular de Turma.

Programação no Ensino Básico
Mon, Apr 22, 2024 8:30 PM

Objetivos da formação: Explorar ambientes de programação por blocos; Explorar componentes estruturais de programação (variáveis, estruturas de decisão e de repetição, etc.) que respondam às necessidades dos problemas e projetos, disponíveis no ambiente de programação; Efetuar a integração de conteúdos (texto, imagem, som e vídeo) com base nos objetivos estabelecidos nos problemas e ou projetos a desenvolver, estimulando a criatividade dos alunos na criação de produtos (jogos, animações, histórias interativas, simulações, etc.); Planear aulas, sessões ou projetos para integração da programação em contexto educativo.

Pensamento Computacional Criativo T2
Tue, Apr 16, 2024 10:00 AM

Os alunos de 3º e 4º ano da EB1 João Dias Agudo, Póvoa da Galega, vão ser desafiados a descobrir o potencial criativo das tecnologias. Na segunda temporada de sessões, o desafio será o de criar imagens de pixel art com programação em Python.