Lab Aberto Bootcamp 2022

From Thursday, July 14, 2022 3:30 PM
to Sunday, July 17, 2022 3:00 PM

Lab Aberto

Open in-person activity

f575@aevp.net

Portuguese

Torres Vedras, Lisboa, PRT

Em Torres Vedras, em Julho e durante 4 dias vamos juntar pessoas de todo o mundo com o objetivo de discutir as competências individuais e coletivas necessárias para a Sociedade 5.0, na perspetiva dos laboratórios de fabricação digital (Fab Lab), dos profissionais, das empresas, da indústria, dos professores e das escolas.

Palestras

Neste encontro as palestras serão divididas em Inteligência Artificial, Fabricação digital e Fab Lab na Educação. Estarão presentes 13 oradores de 4 nacionalidades diferentes.

Fab Experience 2022

O Fab Experience é uma forma dos participantes experienciarem o formato do curso FAB ACADEMY mas num formato micro.

Este ano os temas serão o IoT (Internet of Things) com o Bruno Horta (Movimento MAKER Portugal) e o Cinema de Animação com recurso à técnica do Stop Motion utilizando o telemóvel, com o Francisco Lança (Arte Estúdio Imaginário).

OFICINAS COLABORATIVAS

Nas oficinas colaborativas, os participantes irão construir colaborativamente: 

Uma Polargraph gigante, com o Ferdinand Meyer (FAB ACADEMY MENTOR), o Miguel Almeida (VivaLab) e o Ricardo Pereira (Hardware City);

Uma estátua em tamanho natural impressa em 3D e montada durante o evento com o Nuno (XYZLab);

REPAIR CAFÉ, repara o teu computador ou um pequeno eletrodoméstico com a nossa ajuda.

OFICINAS EDU

São oficinas focadas na educação, com caráter prático e metodologia indutiva com o objetivo de fornecer aos participantes caminhos de desenvolvimento de estratégias educativas e utilização de produtos em contexto real. As temáticas irão desenvolver-se  em torno da Robótica, do 3D, de como implementar um Fab Lab numa escola, arte, manualidades, oficina de barro, prensas na escola, sensores biomédicos, ARDUINO, MICROBIT, Tinkering e muito mais.

OFICINAS FAB LAB

Esta oficinas têm um caráter mais técnico, mas ainda assim acessíveis a todos. Têm o objetivo de aprender a utilizar máquinas e a aplicar conceitos nas áreas dos Wearables, do IoT, da Computação Quântica, dos acabamentos em 3D e da Inteligência Artificial.

DEMONSTRAÇÕES

As demonstrações são muito variadas, vão desde a mostra de projetos, com a presença de 6 membros da comunidade MAKER Portugal até à apresentação de produtos por empresas nacionais.

    Secondary school Employed adults Other (see description) Teachers
    Robotics Hardware 3D printing Artificial intelligence Motivation and awareness raising Promoting diversity

Nearby upcoming activities:

Academia Digital para Pais S1
Sat, Apr 20, 2024 10:00 AM

No dia 20 de abril, levaremos a cabo uma sessão ADP, convidando os pais dos nossos alunos a visitar a escola, descobrir as tecnologias que os seus filhos aprendem, e discutir temáticas da cibersegurança ao programa Escola Digital.

BECode with CodeWeek
Sun, Oct 1, 2023 9:00 AM

Promover uma hora de programação/pensamento computacional por semana atá ao final do ano letivo com todas as turmas do 3º e 4º nivel do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva. As sessões serão dinamizadas na Biblioteca escolar ou na sala de aula em horário a articular com o Professor Titular de Turma.

Introdução à IA Generativa
Tue, May 14, 2024 7:00 PM

No âmbito da formação Inteligência Artificial e Ética: desafios e oportunidades, será dinamizada uma ACD dedicada à criatividade assistida por Inteligência Artificial, focada na geração de vídeo, imagem, som e 3D.